É hora da reforma
- Alysson Simonelli
- 19 de fev. de 2018
- 2 min de leitura

Muitas vezes, estamos tão atarefados no nosso dia-a-dia, que nem nos damos conta que o lugar onde moramos pede por um momento de atenção. Na maioria das vezes o imóvel apresenta sinais de que precisa de uma reforma, mas em algumas situações os sinais não são visíveis. Pensando nisso é que nós, arquitetos da Alycerce Arquitetura, alertamos para que você esteja atento a esses sinais; para que sejam diagnosticados, evitando problemas maiores e gastos desnecessários no futuro.

Infiltração
Paredes estufadas e com mofo, pisos e revestimentos se soltando, goteiras e queda de reboco das lajes são indícios de infiltrações. Estes problemas, se não forem resolvidos, podem danificar até mesmo as estruturas da edificação, pois a água passa pelo concreto armado e corrói as armaduras. Caso a infiltração esteja vindo das goteiras do telhado, pode-se verificar se as telhas não estão quebradas ou trincadas, e até mesmo se o telhado não está com uma inclinação abaixo do ideal. Procure verificar as telhas por baixo do telhado, onde é mais fácil a visualização.
Instalações
São fiações elétricas, tubulações hidráulicas, ar-condicionado e automação. Em uma reforma, é importante que seja verificado tais instalações para evitarmos o risco de curto circuito. Quedas repentinas de energia são um indício de que há algum problema com a fiação. O cuidado com a fiação elétrica evita acidentes e risco de incêndio. Retorno de água pelo ralo e canos estourados também merecem atenção.
Esquadrias
Esquadrias são portas e janelas. Com o passar dos anos os tipos e estilos de esquadrias mudam e o imóvel perde sua estética, ou até mesmo sua função de vedação, começam a emperrar e enferrujar. Na reforma o ideal é investir em janelas mais modernas e de fácil limpeza e manutenção. Esquadrias novas sempre dão um upgrade na estética do imóvel .
Acabamentos
A pintura dá uma aparência renovada no imóvel, mesmo que este seja antigo. As telhas também podem ser pintadas ou lavadas periodicamente. A troca de pisos e revestimentos pode ajudar bastante na estética caso estejam apresentando sinais de desgaste devido ao tempo de uso. Isso vale também para as louças e papel de parede. Na escolha de novos revestimentos fique atento para a indicação de cada piso; o número de seu PI é o indicador de sua resistência e define o ambiente em que deve ser usado.
Pisos
Pisos desgastados e sem brilho passam a impressão de que estão sempre sujos, mesmo depois de bem lavados. Aproveite a hora da reforma para renova-los também. Visite as lojas especializadas em pisos e exija aqueles que possuem PI adequado para o tipo de ambiente que serão instalados. A escolha da cor ou textura, aí sim, fica a seu gosto.
Lembrando que o PI ou PEI indica uma classificação da superfície da cerâmica com relação à quantidade de trafego que ela pode receber. Essa classificação vai de 0 a 5. Quanto menor o número, menor é a resistência, e quanto maior, melhor será a capacidade do piso para suportar as intempéries do tempo e o tráfego de pessoas.
O ambiente da foto ao lado possui um piso inovador, o porcelanato líquido, que possibilita a aplicação de qualquer desenho no piso com possibilidades infinitas de ideias.
Se você trabalha na área da construção civil e tem interesse de aprender mais sobre o porcelanato líquido, clique na imagem ao lado.
Comentarios